Início > Windows 8 > Como inicializar o Windows 8 em Modo Seguro

Como inicializar o Windows 8 em Modo Seguro

A inicialização em Modo Seguro ainda está presente no Windows 8. Porém ele é acessado de uma maneira diferente nessa versão do Windows. Confira aqui como inicializar o Windows 8 em Modo Seguro.

Qual a função do Modo Seguro?

O Modo Seguro – também conhecido como Modo de Segurança ou Safe Mode – está presente em todas as versões do Windows. Ao inicializar o Windows nesse modo, o sistema é executado com funcionalidades reduzidas, em que somente os processos essenciais para o Windows são carregados. Softwares de terceiros, drivers e outros recursos não funcionam nesse modo. Você pode inicializar o Windows nesse modo caso precise desativar drivers problemáticos, desinstalar programas, remover vírus ou diagnosticar problemas que impedem a correta inicialização do Windows no Modo Normal.

Inicializando o Windows 8 em Modo Seguro

Você pode inicializar o Windows 8 em Modo Seguro é necessário acessar o Ambiente de Recuperação do Windows. Para acessá-lo faça o seguinte:

Exiba a barra de Charms, acesse Configurações e selecione Mudar configurações do computador.

Como inicializar o Windows 8 em Modo Seguro

Na seção Geral, localize o item Inicialização Avançada e clique em Reiniciar agora.

Como inicializar o Windows 8 em Modo Seguro

DICA: Você também pode acessar o Ambiente de Recuperação do Windows através do menu de desligamento do Windows. Para isso, exiba a barra de Charms, acesse Configurações e exiba o menu Liga/Desliga. Mantenha a tecla SHIFT pressionada e clique no botão Reiniciar. Além de ser uma forma rápida de acessar o Ambiente de Recuperação do Windows, esse método possibilita que você o acesse até mesmo a partir da tela de Logon, sem entrar na sua conta de usuário.

Como inicializar o Windows 8 em Modo Seguro

O sistema fará Logoff da sua seção e exibirá a tela a seguir.

Como inicializar o Windows 8 em Modo Seguro

Clique em Solução de Problemas. Na tela seguinte selecione o item Opções avançadas.

Como inicializar o Windows 8 em Modo Seguro

Selecione o item Configurações de Inicialização e em seguida clique no botão Reiniciar.

Como inicializar o Windows 8 em Modo Seguro

Como inicializar o Windows 8 em Modo Seguro

A fazer isso, a nova tela de inicialização avançada do Windows será exibida. Pressione a tecla 4 – ouF4 – para Habilitar o Modo de Segurança ou a tecla 5 – ou F5 – para Habilitar o Modo de Segurança com Rede.

Como inicializar o Windows 8 em Modo Seguro

Com isso o Windows inicializará em Modo Seguro.

Como inicializar o Windows 8 em Modo Seguro

Note que, devido ao sistema carregar apenas recursos mínimos, a resolução de vídeo é baixa e o papel de parede não aparece, o que é absolutamente normal.

A tecla F8 e o “problema de primeiro mundo” do Windows 8

Se você já estava acostumado a inicializar as versões anteriores do Windows em Modo Seguro, deve estar se perguntando o que aconteceu com a tecla de atalho F8. Isso porque, até então, a maneira mais conhecida de se acessar o modo seguro era pressionar a tecla F8 repetidas vezes ao inicializar o computador para exibir a tela de inicialização avançada.

Nas versões de testes do novo sistema, esse atalho fora trocado para SHIFT+F8, porém removido na versão final. No blog Building Windows 8, a Microsoft afirma que a inicialização do Windows se tornou “rápida demais”, sendo humanamente impossível de se pressionar a tecla F8 a tempo de entrar em modo seguro, o que eles consideram “problema de primeiro mundo”.

O Windows 8 tem um problema: ele realmente pode inicializar demasiadamente rápido“, afirma Chris Clark. “Tão rápido que realmente não há tempo para absolutamente nada interromper a inicialização. Quando você liga um computador com o Windows 8, não há mais tempo para detectar pressionamentos de teclas como F8. Pela primeira vez em décadas, você não mais poderá interromper a inicialização e dizer ao seu PC para fazer algo diferente do que ele já esperava fazer“.

Talvez dar um pouco mais de tempo para o usuário pressionar F8 fosse uma opção para resolver esse “problema”, mas a Microsoft não pensa assim.

A rápida inicialização é algo que nós definitivamente queremos preservar. Certamente ninguém imaginaria reduzir intencionalmente a velocidade de inicialização apenas para permitir que essas funções voltem a funcionar como no passado“, afirma Clark.

Devido a esse “problema”, não é mais possível inicializar o Windows 8 em Modo Seguro através da tecla F8 ou SHIFT+F8. E isso significa que se você não estiver conseguindo entrar no Windows para poder realizar os procedimentos descritos acima, a fim de entrar no Modo Seguro, você pode ter um pouco mais de trabalho para acessar o Modo Seguro nessas condições.

Inicialização de emergência

Caso você não esteja conseguindo entrar no Windows, tente inicializar em Modo Seguro da seguinte maneira.

Inicialize o computador com a mídia de instalação ou de recuperação do Windows 8. Caso tenho utilizado a mídia de instalação, clique em Reparar o computador, no canto inferior esquerdo da tela.

Como inicializar o Windows 8 em Modo Seguro

Na tela do Ambiente de recuperação do Windows, clique em Solução de Problemas e depois emOpções avançadas. Note que, desta vez, o item “Configurações de Inicialização” está ausente.

Como inicializar o Windows 8 em Modo Seguro

Na falta dessa opção, deveremos criar nós mesmos a entrada necessária para o Modo Seguro. Para começar, acesse o Prompt de comando.

Digite o comando a seguir e tecle Enter:

 

bcdedit /enum /v

 

Na saída do comando, localize a seção Carregador de inicialização do Windows. Na seção correspondente ao Windows 8 (confira isso na linha description), selecione o código que aparece entre chaves na linha identificador.

Como inicializar o Windows 8 em Modo Seguro

Após selecionar o código, clique com o botão direito do mouse para copiá-lo (CTRL + C não funciona ali). Nenhum menu de contexto aparecerá, pois o simples fato de clicar com o botão direito do mouse já faz com que o conteúdo selecionado seja copiado.

Agora digite o comando a seguir e cole o código no local indicado:

 

bcdedit /copy {cole o código aqui} /d “Windows 8 (Modo Seguro)”

 

Para colar, basta clicar com o botão direito do mouse novamente. Ao teclar Enter, uma nova entrada no menu de inicialização é criada.

O que esse comando faz é duplicar a entrada de inicialização correspondente ao Windows 8 e dar um novo nome a ela. Observe, na janela do Prompt de comando, que junto com a mensagem de confirmação aparece um novo código. Selecione e copie esse código também, da mesma maneira que foi feito anteriormente.

Como inicializar o Windows 8 em Modo Seguro

Digite o comando a seguir e cole o código no local indicado:

 

bcdedit /set {cole o código aqui} safeboot minimal

 

Ao teclar Enter uma mensagem informando de que a operação foi realizada com sucesso será exibida. Se der algum erro, reveja os procedimentos anteriores para ver o que foi feito de errado.

Windows 8: bcdedit safeboot minimal

Feito isso feche o Prompt de comando. Você retornará para o Ambiente de Recuperação do Windows e lá verá uma nova opção – caso não possua outro Windows instalado no computador:Usar outro sistema operacional.

Como inicializar o Windows 8 em Modo Seguro

Clique nela para ter acesso à nova entrada que nós criamos anteriormente.

Como inicializar o Windows 8 em Modo Seguro

Ao selecioná-la, você finalmente poderá acessar o Modo Seguro.

Como inicializar o Windows 8 em Modo Seguro

Considerações finais

Inicializar o Windows 8 em Modo Seguro infelizmente está mais trabalhoso do que o habitual. Embora seja possível reiniciar o computador nesse modo sem problemas quando é possível entrar no Windows, você pode ser ver em uma situação difícil caso não consiga entrar no sistema e não esteja com a mídia de recuperação ou de instalação do Windows em mãos. A Microsoft por sua vez, minimiza esse risco e afirma que o Windows 8 é capaz de detectar quando há alguma falha na inicialização e exibe o menu de inicialização avançada automaticamente nesse caso. De qualquer forma, caso isso não ocorra, o procedimento acima soluciona o problema.

Categorias:Windows 8
  1. abril 1, 2015 às 2:05 pm

    Tem uma forma muito mais fácil de entrar no modo seguro do windows 8. 1-Pesquisar 2-digitar na aba aplicativos:msconfig na aba inicialização do sistema do msconfig marcar: inicialização segura. Pronto o sistema vai entrar em modo seguro…Para voltar a inicialização normal é só ir na aba geral do msconfig e marcar inicialização normal.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: