Início > Print Server > Passo a passo de Instalação de Impressoras no Windows Server 2008 R2 SP1 x64

Passo a passo de Instalação de Impressoras no Windows Server 2008 R2 SP1 x64

Olá pessoal, hoje iremos ver o passo a passo padrão para instalação e configuração de impressoras nos hosts (clientes) utilizando Scripts, Print Management, GPO (Group Policy Object) e GPP (Group Policy Preferences) do Microsoft Windows Server2008 R2 x64.

A utilização do recurso automatização de instalação de impressoras tem como objetivo facilitar a vida do administrador de rede na hora de implementar o parque de impressoras de sua empresa.

01. Para instalarmos impressoras num host (cliente), a plataforma Microsoft Windows oferecer varias formas de conexão, iremos mostrar algumas deles, a mais simples e adicionar manualmente a impressora, cliente em: Iniciar selecione: Dispositivos e Impressoras.


02. Na tela de Dispositivos e Impressoras, para instalarmos uma impressora de Local ou de Rede, clique na opção: <Adicionar uma impressora>


03. Em nosso exemplo, iremos instalar uma impressora que está configurada e compartilhada em nosso servidor, clique na opção: Adicionar uma impressora de rede, sem fio ou Bluetooth.


04. Automaticamente o Windows ira procurando em nosso domínio a impressora compartilhada, em nosso exemplo: hp-lj-m3027-fin, selecione a mesma e clique em: <Avançar>


05. Será feito a conexão e a instalação do Driver remotamente.


06. Após adicionar a impressora, clique em: <Avançar>


07. Para concluir a instalação, clique em: <Concluir>


08. Após a conexão com a impressora publicado em nosso servidor, será apresentado o ícone da impressora em Dispositivos e Impressoras.


09. Outra forma de instalar impressoras é acessar diretamente o servidor ou computador que está instalada e conectar diretamente, em nosso exemplo, clique em: Iniciar, na opção de Pesquisar, digite o hostname ou IP do servidor/computador que a impressora está instalada, em nosso exemplo: \\ptispo01dc01 <Enter>


10. Serão apresentados todos os dispositivos que estão compartilhados no servidor, em nosso exemplo a impressora HP Laser Jet, para se conectar com a impressora, clique com o botão direito do mouse em cima da impressora, será apresentado um menu de opções, selecione: Conectar.

11. Será feito a instalação dos Drivers e a conexão com a impressora.


12. Outra forma de conexão com impressoras em rede e utilizando linha de comando, onde podemos automatizar utilizando Script de Logon, em nosso exemplo, estamos utilizando o MSDOS para se conectar com a impressora, digite o comando: RunDll32.exe Printui.dll,PrintUIEntry /in /n \\ptispo01dc01\hp-lj-m3027-fin <Enter>

PrintAddShare.cmd
rem Mapeando impressora de Rede via MSDOS
rem Maiores informações: http://www.robvanderwoude.com/2kprintcontrol.php 

rem Mapeando impressora
rundll32 printui.dll,PrintUIEntry /in /n \\ptispo01dc01\hp-lj-m3027-fin

rem Removendo impressora
rundll32 printui.dll,PrintUIEntry /dn /n \\ptispo01dc01\hp-lj-m3027-fin


13. Será feito a instalação dos Drivers e a conexão com a impressora.


14. Outra forma e utilizarmos Script desenvolvidos em PowerShell, nesse exemplo executamos o script: .\PrintAddShare.ps1 <Enter>

PrintAddShare.ps1
#Mapeando impressora de Rede via PowerShell

#Declarando o caminho da impressora
$PrinterPath = "\\ptispo01dc01\hp-lj-m3027-fin"

#Executando o comando WScritp.Network
$net = New-Object -com WScript.Network

#Mapeando a impressora de rede
$net.AddWindowsPrinterConnection($PrinterPath)

#Setando como impressora Default
$net.SetDefaultPrinter($PrinterPath)

#Removendo impressora
$del = Get-WMIObject -query "Select * From Win32_Printer Where Name = 'hp-lj-m3027-fin'"
$del.delete()


15. Após a execução a impressora será conectada.


16. Podemos também utilizar Script em VBS para automatizarmos nossa instalação da impressora, nesse exemplo executamos o script: .\PrintAddShare.vbs <Enter>

PrintAddShare.vbs

‘Mapeando impressora de Rede via VBS

‘Declarando o objeto WScript.Network

On Error Resume Next

Set objNetwork = CreateObject(“WScript.Network”)

‘Mapeando impressoras de rede

objNetwork.AddWindowsPrinterConnection “\\ptispo01dc01\hp-lj-m3027-fin”

‘Setando a impressora padrão

objNetwork.SetDefaultPrinter “\\ptispo01dc01\hp-lj-m3027-fin”

‘Removendo impressora de rede

objNetwork.RemovePrinterConnection “\\ptispo01dc01\hp-lj-m3027-fin”, True, True


17. Após a execução a impressora será conectada.


18. Em grade empresas, a melhor formar de automatizar a instalação de impressoras e através dos recursos de Deployed Printers do Print Management, publicando a impressoras para serem instaladas via GPO, clique em: Start, Administrative Tools selecione: Print Management.


19. Na opção Printers, podemos ver nossa impressora instalada, selecione a mesma, clique com o botão direito do mouse sobre a impressora, será apresentando um menu de opções, selecione: Properties.


20. Antes de sua publicando, na guia: Sharing iremos marcar a opção: List in the directory, para a impressora ser lista no Active Directory, clicamos na opção: <Additional Drivers>.

21. Em nosso exemplo estamos apenas utilizando drivers para a plataforma x64, caso tenha clientes x86 você deve instalar os drivers também.


22. Iremos agora fazer o Deployed de nossa impressora para ser instalada via GPO, clique novamente na impressora com o botão direito, será apresentado um menu de opções, selecione: Deploy with Group Policy.


23. Na tela de Deploy with Group Policy, clique em: <Browse>


24. Iremos utilizar já uma GPO previamente criada, clique na aba: All, em nosso exemplo iremos selecionar a GPO chamada: GPO-InstallPrinterShare, selecione a mesma clique em: <OK>


25. Em nosso exemplo, iremos usar a GPO para ser utilizar por usuário, selecione a opção: The users that this GPO applies to (per user), clique em: <Add>


26. Após adicionar, clique em: <Apply>


27. Será apresentada a tela de sucesso, clicando em: Details, podemos ver o detalhes do Deploying da impressora, clique em:


28. Para concluir, clique em: <OK>


29. Após do Deploying da impressora, clicando em: Deployed Printers podemos ver nossa impressora publicada no ActiveDirectory e associada a GPO criada.


30. Iremos agora configurar nossa GPO, clique em: Start, Administrative Tools selecione: Group Policy Management.

31. Expandindo a opção: Group Polcy Objects, podemos ver nossa GPO criada.


32. Iremos edita-la, selecione a mesma, clique com o botão direito do mouse, será apresentado um menu de opções, selecione a opção: Edit.


33. Expandindo a opção: User Configurator, Windows Settings selecionando a opção: Deployed Printers podemos ver nossa impressora publicada.


34. Para fazer a conexão com nossa impressa, nas Plataformas Windows XP, utilizamos o comando: PushPrinterConnections.exe, no Windows Server 2008 R2, nativamente ele não está disposivel, somente após a instalação do SP1, pode padrão temos as opções x86 e x64. No Windows 7 não e mais necessário utiliza-lo, iremos mostar como usa-lo para outras plataformas, em nosso exemplo, por padrão, o executável se encontra em: c:\Windows\System32.


35. Localizando a pasta via Explorer, em nosso exemplo: C:\Windows\System32, localizamos o executável: PushPrinterConnections, clique com o botão direito do mouse sobre ele, será apresentado um menu de opções, selecione: Copy.


36. Iremos utilizar o PushPrinterConnectors em nossa GPO, na opção de Scripts de Logon, clique em: Scripts (Logon/Logoff), selecione a opção: Logon, clique com o botão direito do mouse, será apresentado um menu de opções, selecione: Properties.


37. Na tela de Logon Properties, clique em:


38. Na tela de Add a Script, clique em: <Browse>


39. Na tela de Brwse, iremos colocar o executável do PushPrinterConnector, clique combotão direito do mouse sobre a tela, será apresentado um menu de opções, selecione: Paste


40. Iremos agora seleciona o: PushPrinterConnections, clique em: <Open>

41. Na tela de Add Script, virmos ele selecione, clique em: <OK>


42. Na tela de Logon Properties, clique em: <Apply> depois em: <OK>


43. Iremos associar a GPO criada a uma OU previamente criado, onde temos um usuário de teste criado também, em nosso exemplo temos a OU chamada: OU-InstallPrinters, clique com o botão direito sobre a OU, será apresentado um menu de opções, selecione: Link na Existing GPO.


44. Na tela de Select GPO, iremos selecionar a GPO, em nosso exemplo: GPO-InstallPrinterShare, clique em: <OK>


45. Virmos a GPO agora associada a nossa OU.


46. Se logando com o nosso usuário teste no cliente rodando o Windows 7 Professional x86, executamos o comando: gpresult /r | more , podemos ver que nossa GPO foi aplicada ao nosso usuário.


47. Em Dispositivos e Impressoras virmos nossa impressora instalada corretamente.


48. Outra forma de conectar impressoras via GPO e a utilização do recurso de Preferences, conhecido como GPP, iremos editar novamente nossa GPO, nesse exemplo, já removi as configurações do Deployed e também a Script de Logon utilizados pelo Print Management, iremos editar a GPO, novamente.


49. Editando nossa GPO, iremos expandir a opção: Preferences, Control Panel Settings selecionar a opção: Printers.


50. Iremos criar uma nova conexão com um impressora compartilhada em rede, clique com o botão dirieto do mouse do lado direito, será apresentado um menu de opções, selecione: New e depois: Share Printer.


51. Na tela de New Shared Printer Properties, iremos selecionar a opção: Create e clicar na opção: Share Path para localizamos nossa impressora.


52. Na tela de Find Custom Search, automaticamente nossa impressora e localizada, selecione a mesma e clique em: <OK>


53. Podemos ver nossa impressora selecione, marcamos também a opção: Set this printer as the default printer, para deixar a impressa como Padrão, clique em: <Apply> e depois: <OK>


54. Podemos ver após a criação do GPP nossa impressora criada.


55. Para finalizarmos, após executamos o comando: gpupdate /force no perfil do nosso usuário teste, fizermos o logoff e logon, virmos que a impressora foi instalada corretamente.

T+.

Categorias:Print Server
  1. Ribeiro Silva
    dezembro 3, 2014 às 7:28 pm

    Excelente matéria.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: