Início > Windows 8 > Adicionar Menu Iniciar no Windows 8

Adicionar Menu Iniciar no Windows 8

Uma novidade do Windows 8 que ainda divide opiniões é a remoção do menu Iniciar. Nas versões de teste era possível restaurar o menu com uma alteração no registro. Entretanto, a Microsoft removeu o código do menu Iniciar original na versão final, impedindo que esses truques continuassem funcionando. Qual a solução para quem não conseguiu se adaptar à nova tela Iniciar e quer usar o Windows 8? Uma boa dica é instalar o Classic Shell.

Windows 8 com menu Iniciar

O Classic Shell é um aplicativo de código aberto criado para trazer de volta recursos que foram removidos do Windows, incluindo o menu Iniciar. Ele não é novo: a primeira versão, ainda para uso particular, foi lançada em 2008 e servia para modificar a janela de cópia de arquivos do Windows Vista. O download pode ser feito no site oficial.

A instalação do Classic Shell é simples, mas exige uma pequena atenção. Como ele não serve somente para voltar com o menu Iniciar no Windows 8, o assistente também incluirá um recurso para alterar a aparência do Windows Explorer e do Internet Explorer. Se você não quiser instalar essas modificações, selecione apenas o Classic Start Menu e o Classic Shell Update — esse último procura por atualizações do Classic Shell periodicamente.

Você não precisa instalar as modificações para o Windows Explorer e o Internet Explorer

Logo após o término da instalação, o menu Iniciar aparecerá no canto inferior esquerdo da tela e a janela de configurações do Classic Start Menu será exibida. São três estilos pré-instalados. O padrão é o Windows Classic, que imita o menu do Windows 98, mas você pode optar pelo menu do Windows 7 com um só clique.

O aplicativo possui várias opções de personalização, que podem ser acessadas ao selecionar o item All Settings na tela inicial. É possível alterar o tamanho da fonte dos menus, modificar o comportamento da caixa de busca, alterar a aparência do menu e optar por pular a tela Iniciar após a inicialização do Windows 8, opção que está ativada por padrão. Navegue pelas opções, deixe o menu de acordo com o seu gosto e utilize a nova versão do Windows como antigamente.

Assistente de configuração do Classic Start Menu

A remoção do menu Iniciar é um fator que deve impedir muitas migrações para o Windows 8. A Samsung, inclusive, modificou sua instalação para incluir um menu Iniciar semelhante ao do Windows 7. Mas eu, pessoalmente, vejo a tela Iniciar apenas como um menu Iniciar mais completo, que possui a capacidade de mostrar informações úteis dinamicamente e exibe os programas instalados no sistema de uma forma diferente. A adaptação é só uma questão de tempo. Se você não usava o menu do Windows 98 no Windows XP, então não deverá ter problemas ao usar a tela Iniciar no Windows 8.

Categorias:Windows 8
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: